home > Crise > Acompanhe as perspectivas econômicas da semana

há 2 dias por Economia Nota 10

Acompanhe as perspectivas econômicas da semana

No boletim Focus, que o Banco Central divulga nesta segunda-feira, dois dados atraem atenção maior de quem acompanha o cenário econômico projetado, a cada semana, por analistas e economistas do mercado financeiro: a inflação e o desempenho da economia.

As estimativas para a inflação têm subido seguidamente e a de queda da atividade econômica (PIB, soma de bens e serviços produzidos pelo País) em 2016 suavizada, ainda que timidamente, nas últimas semanas. A conferir.

Outro dado que atrai grande interesse é o da taxa de desemprego no País em maio calculada pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que o Ministério do Trabalho divulga também nesta segunda-feira.

Os dados do Caged e os da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo IBGE, ainda que com metodologias de cálculo distintas, são os principais indicadores do nível de desemprego no País. A expectativa é que os números do Caged continuem apontando o crescimento da taxa de trabalhadores desocupados no País.

A recessão econômica e o agravamento do nível de desemprego não foram suficientes para que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC) reduzisse a taxa básica de juros, Selic, mantida em 14,25% ao ano, na reunião de 8 de junho. Teve peso maior na decisão, aparentemente, a pressão de curto prazo sobre a inflação, pela alta tanto de preços do atacado quanto de varejo.

As explicações para a estabilidade dos juros e eventuais pistas sobre a tendência da taxa básica devem ser dadas na ata do último encontro do Copom que o BC divulga na quinta-feira, dia 16.

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Crise

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: