home > Habitação > Aluguel de contrato com vencimento em janeiro sobe 7,19%

há 2 dias por Regina Pitoscia

Aluguel de contrato com vencimento em janeiro sobe 7,19%

O inquilino que tem contrato de aluguel que prevê reajuste anual do valor em janeiro terá aumento de até 7,19%. Para encontrar o aluguel novo, basta multiplicar o valor pago atualmente por 1,0719. O resultado corresponde ao total do aluguel a ser pago no fim de janeiro ou no início de fevereiro.

O porcentual é equivalente à inflação acumulada pela variação do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de janeiro a dezembro de 2016. O índice calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) é o mais usado pelo mercado para o reajuste do valor das locações residenciais.

A inflação de dezembro, que completa os 12 meses de variação do índice no ano, foi divulgada pela FGV nesta quinta-feira, dia 29, e surpreendeu as previsões mais pessimistas, ao cravar 0,54%, influenciada principalmente pela alta de preço do minério de ferro.

O aluguel reajustado em janeiro será obtido multiplicando-se o valor pago pelo inquilino até dezembro por 1,0719. O novo valor será quitado na data combinada com o proprietário em contrato, no fim de janeiro ou nos primeiros dias de fevereiro.

Reação na capital de São Paulo

O valor médio do aluguel residencial de contratos novos firmados na cidade de São Paulo teve ligeira recuperação em novembro. A alta foi de 0,2%, na comparação com outubro, mas a variação acumulada em 12 meses, até novembro, aponta ainda uma queda de 0,5%. Os dados são da última Pesquisa Mensal de Locação do Secovi-SP (sindicato da habitação).

Não está claro ainda se o resultado de novembro seria indicação de tendência. De todo modo, os valores cobrados nos contratos em andamento na capital de São Paulo seguem bem à frente dos preços exigidos em locações novas.

No mesmo período de 12 meses, até novembro, o IGP-M teve variação acumulada de 7,12%, sustentando ampla diferença porcentual entre esse índice, usado no reajuste da maioria dos contratos de locação em andamento, e os valores dos aluguéis residenciais novos.

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Habitação

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: