home > Agenda econômica > Banco Central decide rumo da Selic na quarta-feira

há 2 dias por Regina Pitoscia

Banco Central decide rumo da Selic na quarta-feira

A primeira semana cheia de fevereiro, que antecede a do carnaval, começa com nova fornada de projeções econômicas feitas por economistas e analistas do mercado financeiro para o relatório Focus, que o Banco Central (BC) divulga nesta segunda-feira.

Estará entre os indicadores a inflação esperada pelo mercado para este ano e o próximo. As projeções ganham alguma relevância porque serão conhecidas dois dias antes da decisão do BC, na quarta-feira, sobre o rumo da taxa básica de juros, a Selic.

Copom decide Selic

No início da noite de quarta-feira, no encerramento da primeira reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, anuncia a decisão sobre a  Selic. O mercado financeiro aposta, até pelas sinalizações já dadas pela autoridade monetária, em redução de 0,25 ponto porcentual, o que baixaria a taxa básica, de 7% ao ano no momento, para 6,75%.

IPCA de janeiro

A inflação oficial de janeiro será conhecida na quinta-feira, dia 8, quando o IBGE divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A previsão do mercado financeiro é que fique em torno de 0,42%, uma ligeira desaceleração em relação à variação de 0,44% registrada em dezembro.

Agenda trabalhista

As empresas têm até amanhã, dia 6, para quitar a folha salarial de janeiro dos empregados.

A quarta-feira, dia 7, é o prazo final para o recolhimento do FGTS por empresas e patrões de empregada doméstica.

As empresas precisam fazer o depósito mensal, equivalente a 8% do salário de janeiro, na conta vinculada ao FGTS do trabalhador.

O patrão da doméstica recolhe as obrigações trabalhistas de janeiro da empregada, como o FGTS e a contribuição ao INSS, por meio da guia única disponível no portal www.esocial.gov.br.

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Agenda econômica

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: