home > Financiamento > Juros caem, mas crédito está caro

há 2 dias por Regina Pitoscia

Juros caem, mas crédito está caro

Não se anime com a redução das taxas de juro anunciada pelos bancos, públicos e privados, no embalo do corte da taxa básica de juros, pelo Banco Central (BC), no dia 11. A diminuição dos juros para os clientes contempla as diversas modalidades de financiamento, do cheque especial ao cartão de crédito, passando por empréstimo pessoal e chegando, no caso da Caixa Econômica Federal, ao crédito imobiliário.

De acordo com analistas e economistas, a redução dos juros nessas linhas é bastante modesta, insuficiente para aliviar o bolso de quem precisa de crédito. A expectativa é que os juros ao consumidor fiquem menores à medida que a Selic passe por novos cortes, mas a avaliação é que por enquanto permaneçam elevados e, portanto, proibitivos. A dica é que o consumidor continue evitando a contratação de empréstimos.

A redução da Selic, na esteira da queda da inflação, que encorajou bancos a cortar os juros nos financiamentos é vista como questão pontual em que tudo o mais são incertezas no cenário do País. Há insegurança com os desdobramentos da operação Lava Jato, com a aprovação de medidas de ajuste fiscal, principalmente da reforma previdenciária no Congresso, retomada de crescimento da economia, do emprego, da renda.

Enfim, um cenário incerto que sugere bastante cautela, principalmente para quem pretende contratar um financiamento. O nível dos juros não deve ser a única condição a ser considerada, mas principalmente a capacidade de pagamento e a perspectiva de manutenção da renda, pelo menos, pelo prazo de duração do empréstimo. Vamos conviver com a recessão e desemprego por mais tempo. Por tudo isso, o ideal é que todos os planos que dependem de um empréstimo sejam adiados o máximo possível. Até porque, os juros devem cair ainda mais.

 

 

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Financiamento

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: