home > Ensino > Estudantes podem renovar contrato do Fies

há 2 dias por Regina Pitoscia

Estudantes podem renovar contrato do Fies

Os estudantes que estão amarrados ao crédito do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil já podem validar seus aditamentos de renovação do contrato de financiamento no site do programa (SisFies).

A informação foi dada pelo Ministério da Educação (MEC), após a aprovação pelo Congresso na terça-feira, dia 18 de outubro, do projeto de lei nº 8/2016, que libera crédito suplementar de R$ 702,5 bilhões para o Fies.

O valor será usado pelo governo para pagar a dívida, referente às taxas de administração dos contratos do Fies, com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Os bancos esperavam o repasse desse dinheiro para liberar os aditamentos referentes ao segundo semestre e pagar as escolas, que não recebiam desde julho.

O ministério adotará ainda medidas no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a renovação de cerca de 1,5 milhão de contratos de financiamento antigos, além de dar a largada a 75 mil novos, para o segundo semestre.

A previsão é que essa etapa burocrática de renovação do financiamento estudantil leve de 15 a 30 dias. O processo exige, dentre outras ações, que o aluno se cadastre no site do MEC e envie a documentação ao banco.

A questão é que pelas normas do Fies, de acordo com nota do ministério, o prazo para a realização dos aditamentos termina em outubro. Em geral, a renovação dos contratos de financiamento estudantil para o segundo semestre é feita nos meses de julho e agosto.

Ainda segundo a norma, a escola não poderá impedir a matrícula do estudante que não fizer o aditamento da renovação no prazo previsto.

O Ministério da Educação (MEC) cumpriu o que prometeu e reabriu o SisFies – Sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) para a renovação das matrículas do segundo semestre deste ano.

Os estudantes já podem acessar o sistema online e começar o processo de aditamento de renovação do contrato.

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Ensino

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: