home > Aposentadoria > Calculadora do INSS apura valor da aposentadoria por idade

há 2 dias por Regina Pitoscia

Calculadora do INSS apura valor da aposentadoria por idade

Quem vai se aposentar por idade, porque conta com prazo mínimo de contribuição de 15 anos e 60 anos, se for mulher, e 65, se homem, poderá ter a vida facilitada com uma novidade que já está no portal da Previdência Social, nos endereços meu.inss.gov.br ou gov.br/meuinss ou, ainda, pelo celular no aplicativo “Meu INSS”, desde a última semana.

O segurado nessas condições vai poder certificar-se de quem tem condições de solicitar o benefício, além de conhecer o valor de sua renda inicial, por meio de uma calculadora disponível no portal.

Segundo a Previdência Social, que vem digitalizando uma série de serviços, o simulador tem como principal objetivo ajudar o segurado que busca informações sobre seus benefícios e direitos. Cada vez menos será necessário deslocar-se até uma agência do INSS para resolver pendências ou para simples obtenção de dados.

A expectativa é que com esse tipo de simulação o interessado também tenha condições de identificar problemas, seja erros de informação, seja contribuições que não estejam cadastradas no sistema do INSS, enfim poderá sanar problemas, tudo de modo eletrônico, para ter a concessão automática do benefício.

Com os serviços que já são oferecidos no portal, é possível solicitar aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, agendar realização de perícia, atualizar dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir descontos e mensalidades associativas, entre outros.

Para ter acesso a eles, o segurado deve preencher um cadastro e responder a algumas perguntas específicas como, por exemplo, em que ano ocorreu a última contribuição. Qualquer erro de informação não permite que se conclua o processo, por isso o mais indicado é ter à mão a carteira de trabalho e outros documentos inerentes à vida profissional para essa etapa.

Ao entrar no site, o segurado deve clicar em Calculadora e, depois, em Aposentadoria por idade. Nesse momento, o sistema mostra a relação de contribuições feitas ao longo de todo o período de trabalho e é possível fazer a inclusão de alguma que ficou fora. Ao clicar em calcular, o programa vai informar a idade exata do segurado, o tempo que contribuiu, o número de contribuições, o valor da aposentadoria, se há carência para requer o benefício e a idade mínima exigida.

Tempo de contribuição

Nos próximos dois meses, a Previdência espera concluir também a instalação da calculadora para a aposentadoria por tempo de contribuição. A que é concedida atualmente para a segurada que conta com 30 anos de filiação ao INSS e ao segurado com 35 anos. Ou para quem conta com um número de pontos obtido com a soma da idade com o tempo de contribuição suficiente, que está atualmente em 86 para a mulher e 96 para o homem – a chamada fórmula 86/96.

Com a reforma da Previdência, o texto em tramitação no Congresso prevê a extinção desses dois tipos de condição para a aposentadoria, passando a ser exigida uma idade mínima para a concessão do benefício, além do tempo de contribuição. Pelo estágio atual da proposta, essa idade é de 62 anos para a mulher e de 65 anos para o homem.

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Aposentadoria

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: