home > Radar da semana > Projeções econômicas e acerto com INSS são destaques

há 2 dias por Regina Pitoscia

Projeções econômicas e acerto com INSS são destaques

A inflação pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) projetada para 2017 pelos analistas e economistas do mercado financeiro é o principal foco das atenções nos dados do boletim Focus que o Banco Central divulga na manhã desta segunda-feira.

As estimativas sobre o IPCA vêm passando por seguidas revisões para baixo nas últimas cinco semanas e colocando a inflação deste ano cada vez mais perto da meta central de 4,50% – a previsão anterior, do último boletim Focus, apontava para 4,64%, em 2017.

Os dados do informe semanal não passam de projeções, mas recebem atenção nas avaliações do Banco Central para calibrar o nível dos juros. Especialmente a inflação. Senão por outras razões, pela proximidade da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nos próximos dias 21 e 22, que decidirá o novo rumo da taxa básica de juros, Selic.

A trajetória considerada consistente de queda da inflação anima apostas no mercado financeiro de mais uma redução de pelo menos 0,75 ponto porcentual na taxa Selic, que cairia de 13% ao ano, no momento, para 12,25%. Não faltam palpites mais animados, porém, sobre possível arredondamento para 12%, com redução de um ponto na atual taxa, mas o BC já deu pistas de que pretende não fugir das expectativas da maioria.

Contribuição para o INSS

Profissionais liberais, autônomos e segurados facultativos (dona de casa, estudante e desempregado) devem recolher até quarta-feira, dia 15, a contribuição de janeiro ao INSS. Recolhimento após essa data pagará multa de 0,33% por dia, até o limite de 20%.

Quem recolhe pelo salário mínimo deve usar como valor de referência o novo piso nacional de salários, de R$ 937. Para os demais, o cálculo toma por base o rendimento do mês anterior ou o valor declarado na Guia de Contribuição da Previdência Social (GPS). A alíquota é 20%.

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Radar da semana

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: