home > Consumo > Economize energia para neutralizar aumento da conta de luz

há 2 dias por Regina Pitoscia

Economize energia para neutralizar aumento da conta de luz

É num momento como este em que a conta de luz vai subir em torno de 15% em várias cidades do País no mês de julho – em São Paulo o aumento médio liberado foi de 15,84% – que convém pensar em formas de economizar, de modo a neutralizar os efeitos no orçamento. Até porque, há perspectiva de novas altas ao longo do ano pelas chuvas que são insuficientes para compensar os períodos de seca e aumentos dos encargos sociais.

São despesas que estão subindo bem acima do nível de renda do consumidor, assim como planos de saúde, mensalidade escolar, enfim de vários outros itens que, quando somados, provocam facilmente um rombo nas finanças. É preciso tomar providências para evitar o desequilíbrio das contas.

Pelo aprendizado de anos anteriores, o usuário sabe que com atitudes muito simples essa conta pode ser reduzida. A seguir estão algumas dicas e é preciso estar atento a elas para alcançar resultados efetivos.

Reduza o consumo

– As luzes devem ficar apagadas em ambientes em que não há ninguém.

– Aproveite ao máximo a luz do dia, deixando as cortinas, portas e janelas abertas.

– Use lâmpadas fluorescentes, que são até 75% mais econômicas, além de ter garantia contra a queima.

– É preciso evitar apagar e acender as luzes a todo momento, porque o maior consumo das fluorescentes está no ato de acender.

– O chuveiro é um vilão no consumo de energia. Os banhos devem ser mais rápidos e, principalmente no calor, é possível desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava os cabelos.

– No frio é mais complicado, mas o uso na posição “verão” pode levar a uma redução de até 30% do consumo do chuveiro.

– Geladeiras e freezers devem ficar afastados de móveis ou paredes ou fontes de calor para ter maior eficiência.

– Evite guardar alimentos quentes ou abrir constantemente a porta. Isso exige mais trabalho do motor para resfriar novamente o ambiente interno do aparelho.

– Tente acumular o maior número de peças de roupa para lavar ou passar, racionalizando o uso de máquina de lavar e ferro elétrico.

– Passe as roupas que precisam de menos calor por último, até mesmo após desligar o ferro, mas quando ainda se mantém quente.

– Especialmente no verão, o uso de ventiladores aumenta consideravelmente. Saiba que, quanto maior o diâmetro das hélices, maior o consumo.

– Ao usar o ar-condicionado, as portas e janelas devem ficar bem fechadas para aumentar a eficiência do aparelho.

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Consumo

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: