home > Radar da semana > IGP-M de dezembro, a inflação do aluguel, sai na quinta-feira

há 2 dias por Regina Pitoscia

IGP-M de dezembro, a inflação do aluguel, sai na quinta-feira

O Banco Central divulga nesta segunda-feira o último boletim Focus deste ano. Com os dados econômicos para este ano já dados, embora ainda não formalizados, atrai a atenção os indicadores projetados pelo mercado financeiro no informe para 2017, que está aí, batendo à porta.

A expectativa é que as previsões mais aguardadas – a de inflação e do desempenho da economia – confirmem a tendência sugerida pelos últimos boletins: queda da inflação e enfraquecimento da atividade, com novo corte no crescimento econômico projetado para o ano que vem.

A demora na virada do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de bens e serviços produzidos pelo País) agrava o pessimismo também sobre a reação do mercado de trabalho, que terá a divulgação de dados importantes sobre o emprego nesta semana.

Na quarta-feira, dia 28, serão conhecidos os dados do desemprego em novembro apurados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego, do Ministério do Trabalho.

Um dia depois, na quinta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia os dados do emprego em novembro captados pela  Pnad Contínua (Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio Contínua).

Os dados do mercado de trabalho, que apontam contínuo aumento do desemprego, causam especial desconforto no governo, porque estariam associados ao crescente aumento da queda de popularidade da gestão do presidente Michel Temer. Não é à toa que que parte das últimas medidas econômicas tem como objetivo tentar estancar a onda de demissões.

Ainda na quinta-feira, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulga o IGP-M de dezembro, estimado em torno de 0,42%. O índice atrai interesse porque é a primeira inflação fechada de dezembro e, com a variação acumulada desde janeiro, servirá para o reajuste de aluguel em janeiro de 2017.

 

Acertos com o Leão

O contribuinte que tem compromissos com a Receita Federal deve fazer o acerto até a próxima quinta-feira, último dia de atendimento dos bancos ao público este ano.

No dia 29, termina o prazo para o pagamento do Carnê-Leão sobre os rendimentos como aluguel e pensão alimentícia acima de R$ 1.903,99 recebidos por pessoa física em novembro e o imposto sobre o lucro imobiliário na venda de imóvel também em novembro.

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Radar da semana

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: