home > Custo de vida > Índice vai mostrar a quantas anda a inflação de junho

há 2 dias por Economia Nota 10

Índice vai mostrar a quantas anda a inflação de junho

Nesta semana, na terça-feira, será divulgado um dos índices do IBGE, que dará uma boa sinalização sobre o comportamento da inflação oficial em junho.

É o IPCA-15, considerado como prévia da inflação do mês fechado que, por sua vez, é apurada pelo IPCA, isso porque os dois seguem a mesma fórmula de medição. Difere apenas no período de coleta de preços.

Esse IPCA-15 reflete a variação de preços entre 16 de maio e 15 de junho e está estimado em torno de 0,5%.  Já o IPCA reflete a variação do primeiro ao último dia de junho.

Embora o mercado financeiro estivesse apostando em uma inflação mais baixa do que esses 0,5% para junho, o custo de alguns alimentos vem surpreendendo, por alguns fatores inesperados.

Entre eles está o choque nos preços de verduras e legumes provocado pela recente onda de intenso frio e geada, e também nos preços de grãos e do feijão, que dobraram em poucas semanas.

Como sempre, o consumidor deverá sentir essa alta dos preços antes que ela seja captada e mostrada pelos diversos índices de inflação.

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Custo de vida

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: