home > Agenda econômica > Inflação de fevereiro medida pelo IGP-M sai na terça-feira

há 2 dias por Regina Pitoscia

Inflação de fevereiro medida pelo IGP-M sai na terça-feira

A semana que se inicia fecha o segundo mês do ano, na quarta-feira, e dá largada a março. Momento de conferir os indicadores econômicos no balanço do mês que acaba e antecipar as expectativas para o novo mês.

Uma ideia do que pode vir pela frente –  inflação, juros, dólar, atividade econômica e outros – poderá ser conferida nos dados do relatório Focus que o Banco Central divulga nesta segunda-feira. O boletim semanal chega com nova fornada de projeções mais atualizadas de dados feitas por analistas e economistas do mercado financeiro.

Na terça-feira, ficaremos sabendo como se comportou a primeira inflação fechada de fevereiro. É a medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que pode voltar ao terreno negativo.

As projeções apontam para uma deflação ou variação negativa de preços, na medição por esse índice, em torno de 0,05% em fevereiro, uma forte desaceleração em relação ao IGP-M de 0,76% de janeiro.

A perspectiva de manutenção de sinal negativo no IGP-M acumulado em 12 meses é boa notícia para quem é inquilino de contratos de aluguel com reajuste  indexado a esse índice e correção anual prevista para março.

Vencimento do Carnê-Leão

Termina na quarta-feira, 28 de fevereiro, o prazo para o pagamento do Carnê-Leão pelo contribuinte que recebeu, ao longo de janeiro, rendimentos acima de R$ 1.903,98 provenientes de aluguel, pensão alimentícia e rendimento do trabalho autônomo.

O valor-referência de corte para a isenção de Carnê-Leão e outros descontos de imposto de renda na fonte permanece igual ao em vigor no ano passado porque não houve correção da tabela.

O último dia do mês é também o prazo final para o recolhimento do imposto de renda pelo contribuinte que vendeu imóvel com lucro (valor de venda superior ao de compra) no mês passado.

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Agenda econômica

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: