home > Inflação > Em novembro os preços caíram 0,03% na média

há 2 dias por Regina Pitoscia

Em novembro os preços caíram 0,03% na média

O IGP-M surpreendeu até mesmo as previsões mais otimistas de especialistas em acompanhamento de preços e registrou uma deflação ou inflação negativa de 0,03% em novembro. O dado foi divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta terça-feira, dia 29.

A deflação significa que os preços médios de produtos acompanhados pela FGV para o cálculo do IGP-M recuaram, em vez de subir, como em geral ocorre quando existe inflação.

A variação negativa, após uma alta de 0,16% do índice em outubro, foi influenciada pela queda de preços de produtos agropecuários, principalmente alimentos, como feijão, milho, leite e seus derivados.

Os analistas avaliam que a inesperada deflação do IGP-M neste mês reforça a tendência de recuo da inflação. Seus efeitos benéficos para o bolso, de acordo com eles, vão além de um aumento menor do aluguel para quem tem reajuste em dezembro e nos meses seguintes.

Os benefícios da queda do índice tendem a se espraiar pela economia em geral porque boa parte dos preços administrados – aqueles cujos aumentos são controlados pelo governo, como o de tarifas públicas – tem reajuste nos primeiros meses da virada do ano com base no IGP-M.

Por aí, a tendência é que a inflação comece 2017 menos pressionada, o que poderia deixar o Banco Central mais à vontade para reduzir com maior dose de agressividade a taxa básica de juros, a Selic.

 

 

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Inflação

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: