home > Cheque Especial > Juro do cheque especial está em 13,08% a.m. mostra o Procon

há 2 dias por Economia Nota 10

Juro do cheque especial está em 13,08% a.m. mostra o Procon

O cheque especial deixou de ser socorro financeiro de emergência para tornar-se cada vez mais um convite ao endividamento e à inadimplência. O juro médio cobrado nessa linha de crédito chegou a 13,08% ao mês em abril, segundo pesquisa de juros da Fundação Procon de São Paulo.

Só para comparar, a taxa básica de juro, a Selic, que baliza a formação das demais taxas de juro da economia, entre elas as do crédito, está em 14,25% ao ano. Ao ano, repita-se, e não se move desde agosto de 2015. Por pouco, a taxa mensal do cheque especial não atropela a taxa ao ano da Selic.

Dos sete bancos pesquisados pelo Procon-SP, dois aumentaram a taxa do cheque especial. A Caixa Econômica Federal subiu de 12,29% ao mês em março para 12,59% em abril e o Banco do Brasil, de 11,09% para 12,09%.

No Santander, os juros do cheque especial permaneceram em 14,95% ao mês; no HSBC, em 14,67%; no Bradesco, em 12,63%; no Itaú, em 12,61%; e no Safra, em 12%.

Já a taxa média do empréstimo pessoal em todos esses bancos foi mantida em 6,48% ao mês, um custo que equivale praticamente à metade do cheque especial. Está difícil conseguir levantar um dinheiro por essa linha mais barata para liquidar a dívida do cheque especial. Mas é preciso tentar com o gerente.

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Cheque Especial

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: