home > Inflação > Por que o mercado espera por nova queda de inflação e juros

há 2 dias por Economia Nota 10

Por que o mercado espera por nova queda de inflação e juros

A inflação acumulada em 2016 deve ficar em 6,98%. Pelo menos, essa é a atual projeção de profissionais do mercado financeiro, divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central. Toda semana, esse e outros índices econômicos são revistos e podem permanecer ou mudar de patamar, divulgados pelo boletim Focus. Esta é a sétima semana consecutiva de queda na estimativa de inflação para este ano.

Se economistas e analistas apostam em inflação mais comportada, é coerente esperar também por taxas de juros inferiores às que estão sendo praticadas atualmente. Hoje a Selic, que é a taxa básica da economia, está em 14,25% ao ano e a previsão é a de que haja uma queda gradual e ela chegue em 13,25% ao ano até o fim de 2016.

As novas estimativas para inflação e juros refletem uma pitada de otimismo do mercado financeiro com o avanço do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. É que isso traz a perspectiva de nova gestão que tire o País dessa paralisia econômica, que tende a se agravar ainda mais.

Tanto é que o mercado prevê uma queda da economia de 3,88%. Na semana passada, a projeção era a de que a produção de bens e serviços

do País, o PIB, cairia 3,80% este ano. Esse quadro de uma economia anêmica, que corta emprego, achata renda e inibe o consumo, também explica em boa parte a perda de fôlego da inflação.

Veja o que mudou nas projeções do Focus:

Inflação de 2016: recuo de 7,08% para 6,98%

Inflação de 2017: recuo de 5,93% para 5,80%

Dólar comercial no fim de 2016: R$ 3,80

Selic no fim de 2016: recuo de 13,38% para 13,25%

Queda do PIB em 2016: piora de 3,80% para 3,88%

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Inflação

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: