home > Emprego > Quer conseguir um trabalho temporário?

há 2 dias por Regina Pitoscia

Quer conseguir um trabalho temporário?

O momento é bem oportuno para quem pretende conseguir uma vaga de trabalho temporário neste fim de ano. As perspectivas estão melhores do que no ano passado. Segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), que reúne 200 agências de emprego, mais de 374 mil pessoas devem ser contratadas.

É uma chance para voltar ao mercado de trabalho, de receber um dinheiro extra para ajudar no orçamento e ainda contar com a possibilidade de ser efetivado depois. Pelas estatísticas, isso acontece com cerca de 15% a 20% dos candidatos.

Os postos de trabalho estão espalhados entre indústria, comércio e serviços. E, como em todo ano, as vagas surgem para preencher os turnos dobrados ou triplicados, necessários para atender o aumento da demanda com as festas de fim de ano.

Segundo Fernanda Andrade, que é gerente NVH Talentos Humanos, o movimento de retomada de recuperação da economia e as mudanças da legislação de trabalhos temporários criaram um terreno de confiança para contratações.

De acordo com a nova legislação, em vigor desde março deste ano, há duas grandes mudanças que favorecem a oferta de vagas: o aumento no prazo para a contratação de trabalhador temporário e a autorização para que, na qualidade de tomador de serviços, empresas de qualquer ramo possam contratar, sem vínculo empregatício, trabalhadores terceirizados, mesmo que seja para o exercício de atividades ligadas à sua atividade principal.

O contrato de trabalho temporário oferece mesmos direitos: férias, hora extra, descanso semanal remunerado, décimo terceiro salário proporcional e FGTS. E tudo isso precisa estar previsto no documento a ser assinado entre as partes.

Dicas valiosas

Em outubro, ainda há algumas oportunidades na indústria, mas a maior parte é oferecida pelo comércio. Procure pelas vagas em agências de emprego, shoppings e supermercados e lojas de rua. Já em novembro é a vez de os estabelecimentos comerciais menores abrirem os postos de trabalho.

Portanto, mãos à obra. Prepare-se bem para se candidatar ao emprego. E tudo começa com um bom currículo.

Para a gerente de Recursos Humanos, o currículo tem de ser curto, objetivo e direto. Informe suas últimas três experiências profissionais, destaque cursos realizados e que tenham a ver com a vaga. Personalize os dados de acordo com a vaga que busca. Fernanda ressalta, ainda que para essas vagas geralmente o que mais se busca são os requisitos básicos como segundo grau completo, idade entre 18 e 45 anos, simpatia, comunicação clara, trabalho em equipe, e às vezes ter uma indicação é muito bom. Isso significa que o relacionamento interpessoal conta muito.

Vale ficar atento e desenvolver essas habilidades, tanto para entrevistas quanto para se destacar nos empregos. As entrevistas contam com muita gente, e são rígidas, então estar atento a tudo e se dedicar a mostrar que consegue desenvolver bem uma venda, por exemplo, é essencial.

Não é só para vagas efetivas que departamentos de RH costumam analisar as redes sociais das pessoas. Ter um perfil que não agrida as pessoas, às marcas, também é importante. Uma loja não vai contratar quem acabou de falar mal de algum estabelecimento na internet, ou mesmo fez um comentário preconceituoso ou de ódio.

Para se destacar no processo seletivo, é preciso encontrar formas de demonstrar os seus pontos fortes, tanto durante a dinâmica em grupo como também na entrevista individual. As exigências da seleção costumam ser o mesmo de uma vaga efetiva. A postura deve ser de compromisso com o trabalho, caso tenha a pretensão de ser efetivado. Vale desenvolver as atividades corretamente e procure manter a melhor relação possível com a equipe.

 

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Emprego

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: