home > Imposto de Renda > Veja se você tem dinheiro no 4º lote de restituição

há 2 dias por Regina Pitoscia

Veja se você tem dinheiro no 4º lote de restituição

Está prevista para hoje a abertura, pela Receita Federal, da consulta à lista de contribuintes contemplados no quarto lote de restituição de imposto de renda das declarações entregues em 2017. O crédito ao contribuinte com direito à devolução de imposto será feito na próxima semana, no dia 15.

Para saber se faz parte deste lote, o contribuinte poderá acessar, após a liberação da consulta, a página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146. A consulta pode ser feita com o uso de aplicativo para tablets e smarthphones, com sistemas operacionais Android e iOS.

É possível ainda cadastrar o celular no site da Receita para receber uma mensagem sobre a liberação da restituição. Basta pedir o cadastro uma única vez e fazer a ativação com sucesso. Se desejar, o contribuinte poderá cancelar ou alterar o número do celular para o recebimento da mensagem SMS.

Se não houver nenhuma pendência na declaração, o contribuinte receberá a restituição em um dos sete lotes que serão liberados até dezembro. Mas qualquer inconsistência de informações, se houver, levará a declaração para a malha fina.

É possível acompanhar todo esse processo acessando a página da Receita Federal na internet fornecendo o número de recibo de declarações de anos anteriores para obter um código. Com ele, o contribuinte poderá entrar no Portal e-CAC e acessar o extrato do imposto de renda pessoa física. Em seguida, deverá clicar em ‘Declaração IRPF’, escolher o exercício 2017 e selecionar “Pendência” no título “Serviços”.

Se reconhecer o erro apontado, o contribuinte poderá fazer uma declaração retificadora e solucionar o problema pela internet. Caso não concorde, e tenha comprovantes para mostrar à Receita que tem razão, poderá esperar a notificação para comparecer a uma unidade da Receita. Para não correr o risco de esperar anos, poderá tomar a iniciativa de agendar seu comparecimento a partir de janeiro do ano que vem para regularizar mais rapidamente sua situação fiscal.

Lote residual

A Receita Federal abre consulta ainda, juntamente com a do quarto lote de restituição do IR de 2017, ao lote residual de imposto para os contribuintes que entregaram a declaração entre os anos de 2008 e 2016 com direito à devolução de imposto, mas não tiveram ainda o valor restituído por causa de incorreções ou pendências na declaração.

Compartilhe:

0 Comentário

Comentar como anônimo

Mais lidos em #Imposto de Renda

Relacionados

Relacionados

Outras categorias:

Assim você busca por assunto,
aquilo que mais interessa.

E aqui a gente separou o que é mais acessado:

Mas se quiser receber nossos artigos
por e-mail, cadastre-se: